Trabalhando de casa com seus filhos

Tentativa e erro, essa é sua vida no momento. O processo de descoberta do que funciona e do que não funciona durante o período de quarentena é uma tarefa extremamente desafiadora.

"Se a vida te der limões, faça uma limonada."

Quem disse essa frase provavelmente não estava fazendo limonada, jantar e ajudando o filho com os estudos, tudo ao mesmo tempo. De qualquer maneira, estamos todos nos esforçando e buscando dicas e soluções com amigos, familiares e fontes online, tudo a uma distância segura.

Tentar fazer uma gestão perfeita das tarefas de professional, pai / mãe, professor(a), cozinheiro(a) e faxineiro(a) é nada menos que um milagre. Buscamos dicas de pessoas que já estão habituadas com essa rotina e com pessoas que estão vivendo tudo isso pela primeira vez. Aqui estão nossas sugestões resumidas em 3 passos para fazer com que sua transição para o trabalho remoto com filhos seja mais efetiva.

Passo 1. Comunicação eficiente
Comunique seus horários proativamente com todos os moradores da casa. Isso irá te ajudar a definir expectativas para você, para seu/sua parceiro(a) e para seus filhos. A coordenadora de RH e Compliance da Brunel USA, Dasha Spann, nos explicou como ela e seu marido revisam os cronogramas de cada um na noite anterior e decidem quem ficará responsável pela educação de sua filha no dia seguinte.

Ela sugere que “tenha as agendas escritas em algum lugar, caso haja alguma dúvida, você sempre terá um local onde poderá ver a programação e as alterações que surgirem”

Todos sabemos que qualquer planejamento feito para o período de quarentena pode não acontecer como esperado. Criar um cronograma ajuda a estruturar o dia e gerenciar expectativas. Quando todos sabem o que deve acontecer e o que é esperado, fica muito mais simples responder a pergunta “O que fazemos agora?”.

Passo 2. Horários não convencionais
Se você puder, não se prenda ao horário habitual de escritório para trabalhar e busque um cronograma mais flexível. Baseado na idade de seu filho, você pode se beneficiar das manhãs, da hora do sono da tarde ou até da noite para achar um tempo para avançar com seus projetos que exigem foco e silêncio.

Katie Bozant, Generalista de RH da Brunel USA, aproveita o tempo em que seu filho está tirando uma soneca para responder a ligações e focar nas tarefas com alta prioridade que exigem grande atenção.

O Gerente Financeiro da Brunel USA, Francis Jung, diz que é muito importante se manter flexível. Francis e sua esposa trabalham até tarde da noite para terem tempo livre de manhã para brincarem com seus filhos, que têm 6 e 2 anos de idade.

Passo 3. Paciência e compreensão
Estamos passando por um período muito delicado que está ressignificando a palavra “paciência”. Falamos com diversas mães e pais e apesar de cada um adotar uma abordagem diferente, um detalhe está presente em todos os discursos – estamos todos juntos. Lembre-se que crianças e adultos geralmente respondem melhor a limites e estrutura. Se possível, estruture, implemente e comunique um cronograma, que irá ajudar a mitigar algumas frustrações com os ajustes que estamos vivendo e sentindo.

Kathi Gavros, Coordenadora Financeira da Brunel USA, sugere que uma boa maneira de aliviar o estresse de assumir os papeis de professor, cozinheiro e profissional, é planejar adiante. “Para economizar tempo durante o dia, preparamos as refeições e pedimos que nossos filhos ajudem a fazer o almoço na noite anterior”, diz Kathi.

Enquanto não desvendamos todos os mistérios e, novamente, é um processo de tentativa e erro, entendemos que cada cenário é único e seguimos todos juntos se ajudando da maneira que conseguimos.

1. 7+7 Strategies for Working at Home [with Kids] During COVID-19 – Psychology Today
2. How to Be Productive Working From Home as a Parent – Glassdoor
3. Resources for Parents to Prepare for Coronavirus School Closures – Common Sense
4. Coronavirus Closing Your Kid’s School? One Parent’s Plan for Daddy School – MarketWatch
5. Work from home with kids – Business Insider